terça-feira, 25 de março de 2008

RECICLAGEM DE ÓLEO DE COZINHA – UMA IDÉIA QUE DÁ CERTO !!!

Já parou para pensar aonde vai parar o óleo de cozinha que você joga na pia? Esta é a pergunta feita pela COOPERLAGOS (Cooperativa de Reciclagem Metropolitana, Leste Fluminense e Região dos Lagos). Procurando minimizar o impacto do descarte de óleo comestível usado no meio ambiente e na saúde humana e também, porque não, economizar, o Químico responsável da Cooperativa (nome ainda em sigilo) desenvolveu uma receita prática e barata de sabão caseiro em pasta, empregando-se óleo comestível usado. O produto, que recentemente saiu da fase de teste, chega no mercado local com gás total e já começa a conquistar uma parcela de consumidores que são sensibilizados pela Economia Solidária, Reciclagem e Preservação do Meio-Ambiente. O Empreendimento é acompanhado e assessorado pelo projeto Brasil Local do Rio de Janeiro.

“O sabão não deixa cheiro nas mãos, limpa tudo que vier pela frente, preserva o meio-ambiente e a sua venda gera renda para dezenas de famílias que estão envolvidas diretamente e indiretamente. Além de restaurantes e bares, iniciamos também, através da assessoria do Projeto Brasil Local, a nossa coleta de óleo em hóteis, residências, condomínios e no comércio informal ”, comenta a Presidenta da COOPERLAGOS, Vilciméa Seixas, 56, conhecida como Meinha.

Fundada há 4 anos, a COOPERLAGOS vem trabalhando com reciclagem de: Garrafas Pet, Vasilhames plástico em geral, Papelão, jornal, Papéis em geral e até chapa de Raio X. Com o sucesso do novo produto, o sabão em pasta de óleo reciclado, a fórmula será aprimorada para fabricação de detergente líquido e outros itens de limpeza.



A Reciclagem do Óleo contribui para a diminuição do aquecimento global*, é o que garante o professor do Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Alexandre D’Avignon, que explica que a decomposição do óleo de cozinha emite metano na atmosfera. O metano é um dos principais gases que causam o efeito estufa, que contribui para o aquecimento da terra. Segundo ele, o óleo de cozinha que muitas vezes vai para o ralo pia acaba chegando no oceano pelas redes de esgoto. Em contato com a água do mar, esse resíduo líquido passa por reações químicas que resultam em emissão de metano.

Fonte aquecimento global: Agência Brasil
Foto: Alan Leites

Nenhum comentário: