segunda-feira, 7 de abril de 2008

CULTURA HIP HOP AGITA A ECONOMIA SOLIDÁRIA CARIOCA por Nego Joe*

Mesquita (RJ) - Em Mesquita nasce um espaço de Economia Solidária através da Cultura e empreendedores sociais. Trata-se de um espaço para reuniões, oficinas, debates e eventos diversos, bem como: cine clube, shows de Hip Hop, festas, e principalmente um espaço de fomento de Feiras e Geração de Renda para a Economia Solidária. Este espaço serve também para outros movimentos que tem em sua essência uma perspectiva semelhante a da Economia Solidária.


Em Mesquita existe uma Economia Solidária, conhecida até certo ponto e apoiada pelo poder público municipal, mas também existe muita demanda e uma necessidade de independência maior, já que o Centro de Referência funciona através de um espaço público municipal e esta sujeito as limitações do mesmo. Diante de um quadro com tantas demandas o espaço do Setor BF se torna na cidade de Mesquita, o primeiro espaço da Economia Solidária independente.



O Setor BF é uma organização com dez de existência dedicados á cultura Hip Hop, tendo o segmento como ferramenta de transformação social. O Setor BF começou tímido, fazendo apenas apresentações nas festas de rua, mais tarde decidimos organizar nossas próprias festas e depois nossa própria produção, a partir daí começamos a estruturar a organização chamando a atenção de lideranças comunitárias e principalmente a atenção da molecada que foram os que chegaram para fomentar ainda mais esse movimento coletivo de base e de resistência.


As conquistas do Setor BF são tímidas ainda, mas o que já conseguimos nos dá força para seguir adiante:

# Programa na Rádio Comunitária há 5 (cinco) anos (18h às 20h).


# Lei aprovada por decreto municipal que institui a Semana do Hip Hop que acontece anualmente no mês de março.


# Projeto Coréia na Cultura (evento anual de fomento a cultura).

* Nego Joe, nome artístico de Gustavo Meneses, é cantor de Hip Hop e Agente Brasil Local RJ no município de Mesquita.

Nenhum comentário: