sexta-feira, 12 de setembro de 2008

6 MIL PESSOAS VISITAM FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA NO RIO DE JANEIRO

> CLIQUE NO PLAY e ASSISTA A REPORTAGEM<



> LEIA A MATÉRIA <

A Feira de Economia Solidária, realizada no último dia 10 de setembro, quarta-feira, no bairro carioca da zona oeste, Realengo, recebeu em sua primeira edição um público estimado em 6 mil pessoas. O evento que é o resultado de uma graciosa parceria entre o Projeto Brasil Local RJ, ACIRA e Grupo de Artesãos de Realengo, contou com a participação de 46 barracas de artistas locais, em grande maioria mulheres, que desde março deste ano começaram a debater o tema da Economia Solidária na região.

Durante a feira era comum ouvir frases dos artistas do tipo:
"Tinha certeza que daria certo, mas não esperava todo esse sucesso”
“Já vendi boa parte de meus produtos”
“Consegui várias encomendas e meus cartões de visita acabaram”

A Feira contou também com a participação de Artistas Plásticos da região que fizeram sucesso, bem como o pintor Lício Maia que além de expor suas obras, pintava uma tela ao ar livre durante o evento.

Os realizadores do evento já estudam possibilidades da Feira se tornar permanente e futuramente podendo agregar mais segmentos bem como os de Gastronomia, Cultural e Trocas.

O movimento de Economia Solidária começou no bairro quando o Projeto Brasil Local atendeu um pedido para realizar uma palestra em março deste ano. De lá pra cá, o grupo não parou, e se encontrava com periodicidade. Um desses encontros foi dedicado ao debate de Gênero e contou com a projeção do vídeo “Vida Maria” de Márcio Ramos (2006/premiado no Anima Mundi). Entre encontros, palestras e debates, identificou-se a forte presença de artesãos e artesãs. Fácil, né? Já estava idealizado, o que viria a se tornar a Feira de Economia Solidária de Realengo.

> VEJA AS FOTOS <














Gostou do nosso trabalho ? Mande nosso blog para todos os amigos e deixe um comentário abaixo.

10 comentários:

Economia Solidária RO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Economia Solidária RO disse...

É isso aí Alan! Uma boa iniciativa!

Tudo na raça e na vontade de desenvolver a Ecosol no Rio de Janeiro!!!

Parabenizo as expositoras que se envolveram na proposta! Espero que tenham atingido os objetivos e que seja apenas a primeira feira de muitas que virão!

E vc sempre arrebentando nas produções né! Parabéns!

Sucesso, sorte e saúde a tod@s!

Anônimo disse...

PARABÉNS ALAN

PARABENS BRASIL LOCAL

Rio de Janeiro arrebentando mesmo.

fernanda barreto disse...

arrebentou alan!
parabéns!
um beijo,
nanda

Cristiane Martins disse...

Nunca duvidei do sucesso que seria o seu trabalho. tenho certeza que é a primeira de muitas que aconteceram com o mesmo ou mais sucesso!!!
Parabéns!!!
Cristiane Martins ex- agente Brasil Local
Coodenadora Municipal da Coordenadoria Especial de Políticas de Promoção da Economia Solidária - Niterói

Anônimo disse...

alan,
Fiquei muito feliz com a feirinha de artes e economia solidária aqui em realengo.
o bairro precisa disso.
Fiquei sabendo quando passei pelo local e você na ocasião me deu esse site.
Parabéns para todos vocês.

Anônimo disse...

Bom Dia Alan

Agradeço em meu nome e dos demais artesãos que desenvolveram seus trabalhos na Feira de Economia Solidária, no dia 10 de Setembro de 2008, na Praça de Realengo-RJ.
Mesmo com poucos recursos, vc. Alan realizou um excelente trabalho, na organização,nas fotos, e na reportagem em vídeo, que expressaram a realidade atual de um segmento da comunidade.
Desejo a vc., ao Marcos e ao Sr. Jessé, muitas felicidades e sucesso em outros eventos.

Ficamos a sua disposição para novas realizações.

Um grande Abraço da artesã Iolanda de Almeida

Anônimo disse...

Parabéns para toda a equipe do Brasil Local e Grupos de Artesãos de Realengo. Foi uma grata surpresa a feira e desejo sucesso para as próximas. Nosso bairro precisa de mais iniciativas vitoriosas como essa. O bairo e os moradores agradecem.

Anônimo disse...

Venho através deste parabenizar o Projeto Brasil Local e todos os Artesãos de Realengo pela Feira de Artes e Economia Solidária. Como cidadão e morador do bairro, reforço as palavras da mensagem acima da Sra. Iolanda, que precisamos que este projeto fique permanentemente em Realengo. Pela primeira vez, consegui ver uma atividade de tamanha grandeza, no bairro, voltada para o social que não tivesse vínculo político com nenhum candidato. Fiquei feliz em poder constatar essa autonomia e acreditar em um projeto que já é sucesso.

que venham as próximas feiras.

Parabéns Brasil Local
Parabéns Grupo de Artesãos

renata tauil disse...

moro em outro estado...fui informada do site... e adorei a organização...principalmente da artesã sheila tauil........parabéns......