sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

INSCRIÇÕES PARA O ACAMPAMENTO INTERCONTINELTAL DA JUVENTUDE FSM 2009 ESTÃO ABERTAS.

Já estão abertas as inscrições para todas as pessoas que queiram participar do Acampamento da Juventude, bem como para grupos, coletivos, movimentos e outras entidades que desejem propor uma atividade autogestionada no acampamento. Elas podem ser feitas através dos seguintes links:



Mas atenção: fique de olho no calendário para não perder os prazos:

Atividades – até 20 de dezembro de 2008Indivíduos – até 20 de janeiro de 2009

Indivíduos que fazem parte de uma mesma caravana ou grupo deverão sempre preencher o campo correspondente na ficha com o mesmo nome, indicando o nome completo do grupo. Por exemplo: Caravana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (e não FFLCH-USP).

Valores de inscriçãoO pagamento das inscrições é um chamado político à auto-sustentabilidade do acampamento. Consciente das diferentes condições de pagamento de seus participantes, o Comitê Organizador do Acampamento da Juventude estipulou preços diferenciados de inscrição:

- Participantes do Norte geopolítico (integrados pelos países mais ricos * ): 10 euros (ou 30 reais)

- Participantes do Sul (Brasil e demais países): 15 reais (ou 5 euros)- Atividades (promovidas tanto por organizações do norte quanto do sul): 50 reais / 16 euros
* Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Islândia, Itália, Japão, Luxemburgo, Noruega, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido, Suécia, Suíça.

A inscrição no acampamento dá direito ao alojamento e ao kit do acampado, não inclui alimentação nem barraca, que deverá ser trazida pelos participantes. O crachá do acampamento também dará acesso a todas as atividades autogestionadas do FSM.

Infra-estruturaO Acampamento da Juventude será realizado na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). O território contará com banheiros, chuveiros e área para atividades autogestionadas, espaços de saúde, informações e segurança. A Ufra também será a sede dos principais eventos relacionados ao dia da Panamazônia (28 de janeiro).


O Acampamento Internacional da Juventude – AIJ foi criado em 2001 com a realização da 1a Edição do Fórum Social Mundial em Porto Alegre/RS. Já na 1a edição do Acampamento da Juventude foram mais de 10 mil participantes, vindos do Brasil e do Mundo, principalmente da Europa e América Latina.
A 2a edição do Acampamento da Juventude ocorreu em 2002, também no mesmo local – Parque da Harmonia, próximo ao Rio Guaíba, em Porto Alegre/RS, reunindo mais de 20 mil participantes.A 3a edição aconteceu em 2003, em Porto Alegre/RS, com mais de 20 mil participantes.

Já a 4a edição do Acampamento da Juventude ocorreu na Índia, quando da realização do FSM de 2004 naquele país.
A 5a edição do AIJ voltou a ocorrer em Porto Alegre em 2005, com a participação de quase 30 mil pessoas.

A 6a edição do Acampamento ocorreu em janeiro/2006 em dois diferentes locais: em Caracas, com o VI FSM da Venezuela, com participação de 35 mil pessoas; no RS, com o Acampamento Binacional no Chuí - Brasil/Uruguai, com mais de 10 mil participantes.

Dentro do processo do FSM, o Acampamento da Juventude é um núcleo de construção simbólica, de reflexão, resistência e mobilização dos jovens e estudantes do mundo, que materializa os debates do FSM em ações quereafirmam a urgência de “Um outro mundo possível”.

A intenção é estabelecer novas práticas entre a sociedade e pautar o debate sobre a necessidade de ações conjuntas para enfrentar toda e qualquer forma de discriminação ou exploração social.

O Acampamento é construído pelos representantes locais de cada cidade, estado ou país, onde o evento venha a acontecer.

Acompanhe o blog http://acampamentodajuventude.wordpress.com/ para mais notícias e detalhes sobre a preparação do Acampamento da Juventude.

Para outras notícias sobre o FSM2009, visite o site: http://www.fsm2009amazonia.org.br/
Email: acampamento(em)fsm2009amazonia.org.br

fonte: site FSM e blog AIJ

Nenhum comentário: