sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

POVOS INDÍGENAS LANÇAM CARTA AUTO-CONVOCATÓRIA PARA O FSM 2009



Povos indígenas, vamos ao FSM em Belém por:

* Territórios, livre determinação, bem-viver e Estados plurinacionais
* Mobilização global em defesa da Mãe Terra, dos povos e da Humanindade contra a mercantilizção da vida, a poluição e o consumo tóxicos e a criminalização social

Querid@s irmãos e irmãs,
A mãe terra vem sofrendo a violência impune das transnacionais, sedentas de água, petróleo, minerais, madeira, recursos genéticos e outros bens naturais para transformá-los em mercadorias e lucros, às custas de aquecer o planeta e exterminar-nos, os filhos da terra, colocando em perigo toda a humanidade. Os Estados permitem tudo isso, tendo se transformado em capatazes.

Se cumpre a advertência de 1855 do chefe Seattle, da tribo Dewamish, em carta ao presidente dos Estados Unidos da América do Norte:

“Como é possível comprar ou vender o seu ou o calor da terra? … Se não somos donos da frescura do ar, nem do reflexo da água, como podemos comprá-los? Cada grão de areia das prais, cada folha de árvore, cada inseto... são sagrados na memória e na experiência do meu povo. Somos parte da Terra e ela é parte de nós. Os topos rochosos das montanhas, as planíces úmidas, o calor do corpo dos animais e dos homens, somos parte de uma mesma família.

Sabemos que o homem branco não nos compreende. A terra não é sua irmã, mas sim sua inimiga, e sempre que a dominga, segue avançando... Trada a sua mãe, a terra, e a seu irmão, o ar, como coisas para comprar e devastar, para vender-las como se fossem ovelhas ou colares. Sua voracidade acabará por devorar a terra, não nos deixando nada mais do que um deserto. O que afeta a terra, também afetará aos filhos da terra. Quando o homem maltrata a terra, está maltratando a si mesmo.

A terra não pertence ao homem, mas sim o homem à terra. Tudo está relacionado como o sangue que une uma família. O homem não criou o tecido da vida, mas apenas é uma fibra deste. O que se faz contra este tecido, se faz contra si mesmo.”

É urgente lutar contra o capitalismo e sua “globalização” da destruição da vida no planeta, e um cenário importante para organizar esta resposta é o Fórum Social Mundial, que se reúne em Belém do Pará (Brasil), de 27 de Janeiro a 1 de Fevereiro de 2009, pelo qual nos auto-convocamos a participar ativamente, para que a construção de outros mundos incluam nossas alternativas de Livre Determinação, Direitos dos Povos Originários, Descolonização do Poder e do Saber, Auto-governos comunitários, Estados Plurinacionais, Reciprocidade e Bem-VIver; e que o o objetivo 10 do FSM 2009: (“10-Pela defesa da natureza (Amazônia e outros ecossistemas) como fonte de vida para o Planeta Terra e aos povos originários do mundo (indígenas, afro-descendentes, tribais, ribeirinhos) que exigem seus territórios, línguas, culturas, identidades, justiça ambiental, espiritualidade e bom viver.”) seja cumprido, caracterizando a mobilização mundial em defesa da Mãe-Terra, dos Povos e da Humanidade contra a mercantilização da vida (água, alimentos, bens naturais), poluição e consumo tóxicos e criminização social, acordada pelas organizações indígenas participantes no Fórum Social Américas, na Guatemala (Outubro de 2008)

Outros mundos são possíveis e urgentes... e já estamos a construir!

· Coordinadora Andina de Organizaciones Indígenas - CAOI
· Coordinadora de Organizaciones Indígenas de la Amazonía Brasilera, COIAB
· Convergencia Nacional Maya Wakib Kej (Guatemala)
· Coordinadora Nacional de Viudas de Guatemala-CONAVIGUA
· Organización Nacional Indígena de Colombia – ONIC
· Confederación de Pueblos de la Nacionalidad Kiwcha del Ecuador – ECUARUNARI
· Confederación Nacional de Comunidades del Perú Afectadas por la Minería – CONACAMI
· Consejo de Ayllus y Markas del Qollasuyu – CONAMAQ
· Organización Nacional de Pueblos Indígenas de Argentina – ONPIA
· Confederación Nacional Agraria del Perú, CNA
· Unión de Comunidades Aymaras, UNCA, Perú
· Confederación campesina del Perú-CCP
· Asociación Nacional de Maestros en Educación Bilingüe-ANAMEBI Perú

fonte: site FSM

Nenhum comentário: