quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

TUDO PRONTO PARA O FÓRUM SOCIAL MUNDIAL 2009


Brasil Local no FSM 2009*
O Projeto Brasil Local estará representado no Fórum Social Mundial 2009, de 27 de janeiro a 1 de fevereiro, em Belém (PA). Coordenadores estaduais, agentes de desenvolvimento local e integrantes da equipe nacional participam do encontro, focados nas mais de 100 atividades de economia solidária programadas.
Durante seis dias, a equipe do Brasil Local se junta às milhares de pessoas que estarão reunidas na região amazônica para o debate, a reflexão, a formulação de propostas, a troca de experiências e a articulação entre organizações e movimentos engajados em ações concretas, do nível local ao internacional, pela construção de um mundo mais solidário, democrático e justo.
Belém terá a oportunidade de presenciar e formular algumas das primeiras grandes sínteses sobre as crises que marcam o início de 2009, em especial a crise dos mercados financeiros globalizados. Quando o FSM nasceu, em 2001, como contraponto ao Fórum Econômico Mundial de Davos, a globalização ainda era cantada em prosa e verso e o pensamento único vicejava nos quatro cantos do mundo. Na época, os críticos da globalização neoliberal eram taxados de anacrônicos, inimigos da tecnologia e mesmo malucos. Oito anos depois, a doutrina do livre mercado não só perdeu força como está em descrédito.
Globalização solidária - Mais do que nunca, a construção de uma globalização solidária, que respeite os direitos humanos universais, com livre circulação dos povos e dos saberes, é o grande desafio a ser encarado por todos aqueles que vêm contribuindo com a consolidação do FSM como espaço de antagonismo, mas também de proposições. Em 2009, a mobilização indígena deverá ser a maior da história do Fórum Social Mundial.
Belém será destino de cerca de 3 mil indígenas de todo o mundo. Cerca de 27% do território amazônico, formado pelos nove países da Pan Amazônia, é ocupado por terras indígenas e 10% de toda a população da América Latina, o equivalente a 44 milhões de pessoas, é composta por 522 povos tradicionais de diferentes etnias. São crianças e adultos que sofreram perdas irreversíveis provocadas pelo capitalismo neoliberal predatório, impulsionado pela expansão das atividades de empresas multinacionais sobre as reservas indígenas. Essa realidade, assim com a campanha mundial em defesa do planeta, está no centro da agenda destes povos no FSM 2009. O Projeto Brasil Local, que vem cumprindo um papel fundamental na construção da economia solidária no país, certamente tem importantes contribuições a fazer ao longo dos debates que ocorrerão no encontro.

Programação Geral

O Fórum Social Mundial 2009 ocorre de 27 de janeiro a 1º de fevereiro nos campi de UFPA e UFRA.

25/01 - Início do credenciamento (Ginásio da UFRA).27/01 – Marcha de abertura (saída às 15 horas, da escadinha do Cais do Porto)

28/01 – Dia da Pan-Amazônia: 500 anos de resistência, conquistas e perspectivas afro-indígena e popular.Este dia será dedicado a levar ao mundo as vozes da Amazônia e se constituirá de diversas atividades, como testemunhos, conferências, além de celebrações e mostras culturais.



29 a 31/01 – Demais atividades autogestionadas

1/02 – Dia das Alianças e Encerramento do FSM 2009, com ações descentralizadas e autogestionadas onde serão apresentados os acordos e alianças construídos no decorrer do FSM e celebração geral de encerramento. (Palco GeoSpace - UFRA)




Veja a lista das atividades que integram o FSM 2009:
http://www.fsm2009amazonia.org.br/programacao/geral-fsm-2009/tabela-de-atividades-fsm-2009-19-01



Obs: As atividades que integram a programação do FSM entre 29 e 31 de janeiros são autogestionadas e foram propostas por organizações, redes e movimentos da socidade civil organizada.As atividades autogestionadas podem ser oficinas, seminários, painéis, entre outras, que são propostas e executadas pelas entidades, organizações, redes ou grupos de entidades que as propuseram. Cabe à organização do evento FSM oferecer às atividades infra-estrutura e a divulgação no programa do FSM 2009.





fonte: site FSM2009
*fonte: Adriano Floriani -Assessoria de Comunicação Projeto Brasil




Nenhum comentário: